QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS

Somos eleitores interessados no bem estar de Saquarema, de seus habitantes e visitantes. Não prestigiamos apenas uma minoria que vive sugando nossa cidade e patrocinando o desperdício do dinheiro público. Não somos oposição ou partidários, somos sim, a voz da grande maioria desfavorecida, sem conhecimento das leis de sua própria cidade oprimida pela política pública local. Nossa existência se dá pela omissão daqueles que deveriam cuidar de nós, população saquaremense. Infelizmente, temos pouquíssimas ações para elogiar, mas sempre que houver faremos. Se você assim como nós também ama Saquarema, então discuta, questione, exija que cumpram com suas obrigações e garantam nossos direitos. Nosso maior objetivo é esclarecer e instruir os cidadãos saquaremenses dos direitos e deveres estabelecidos na Lei Orgânica Municipal e que constantemente não são cumpridos. Agindo assim, quem sabe se num futuro próximo realmente teremos uma prefeitura com"TRABALHO E RESPEITO". Saibam, sempre que quiserem, este site poderá ser sua voz em Saquarema, participe!

domingo, 11 de novembro de 2012

NOSSO JARDIM NATURAL


          Cientificamente chamada de Catharanthus Roseus, a nossa conhecida “Boa Noite ou Maria Sem Vergonha” é originária do leste tropical africano.  É uma planta resistente ao nosso clima, nasce em qualquer lugar como: terrenos baldios, em meio a restos de construção, em rachaduras de calçadas e etc. Apesar de sua graciosidade, beleza simples e muito decorativa. Além de ter grande valia medicinal no combate ao câncer de mama, mas atualmente a nossa “Boa Noite”, vem perdendo espaço pra outra implacável concorrente a “Chanana” (Tunera Guynensis) que estão predominando nas ruas de Saquarema. Tendo a mesma resistência a climas diversos, essa ultima se espalha com mais facilidade, sem pedir licença e ainda que em alguns lugares seja tida como  inconveniente, não viveremos mais sem a presença delas! Ambas tem papel importante no tratamento de pacientes com câncer através da utilização da sua coloração. Esperamos que esse placar empate colorindo Saquarema de rosa, branca e amarela 

A Chanana poderá ser vista em grande quantidade no bairro
Verde Vale, próximo a ponte do Girau e em muitas outras ruas
          Agradecemos aqui a participação de Adriana Andrade pela ajuda na pesquisa do nome da Tuneira

2 comentários:

  1. Mai uma curiosidade sobre essa belíssima planta.

    Nome científico: Turnera ulmifolia.

    Família: Turneraceae.

    Nomes populares: flor-do-guarujá, turnera, chanana, albina.

    Etimologia: o nome Turnera é em homenagem à William Turner, botânico inglês, famoso como ‘O pai da botânica inglesa’.

    Origem: América Tropical.

    Características gerais: planta herbácea, ereta, de 30 a 50 cm de altura. As folhas são pubescentes, ovalado-alongadas e serrilhadas. As flores são branco-amareladas ou amarelas, formadas o ano todo e que se abrem somente quando há sol.

    Condições de cultivo: não é muito exigente em fertilidade, tolerando até mesmo solos mais pobres. Desenvolve melhor em locais de clima quente, não suportando geadas. Devem ser cultivadas a pleno sol com irrigações periódicas.

    Propagação: multiplica-se por estacas e por sementes.

    Usos: podem ser usadas em jardineiras ou maciços em jardins.

    Curiosidades: na medicina é empregada no tratamento de acne, tumores, diabetes, albuminúria, amenorréia e processos inflamatórios do sistema respiratório. O seu óleo essencial inibe o crescimento de fungos do gênero Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. Considerada planta invasora em solos cultivados, conseqüência da fácil dispersão das sementes.

    Apresenta efeitos psicoativos e terapêuticos com propriedades tônica, estimulante, afrodisíaca, diurética, expectorante e adstringente A espécie Turnera diffusa, conhecida como ‘damiana’ foi muito usada pelos Astecas como remédio contra a impotência. Os Maias usavam-na para estimular o prazer e os índios da América do Sul, a usavam como chá curativo.

    A turnera é usada também como essência floral, indicada para pessoas instáveis que se fecham dentro de si mesmas.

    Significados: suas flores significam ‘instabilidade’.

    Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro

    Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

    ResponderExcluir
  2. VINCA.

    Nome científico: Catharanthus roseus.

    Família: Apocynaceae.

    Nomes populares: vinca, vinca-de-gato, vinca-de-madagascar, boa noite, maria-sem-vergonha, bom dia.

    Etimologia: Catharanthus deriva do grego e significa ‘pura flor’.

    Origem: regiões tropicais.

    Características gerais: é um arbusto semi-herbáceo, ereto, perene, com porte de 30 a 50 cm de altura. As folhas são elípticas e marcadas por nervuras evidentes. As flores são geralmente róseas, existindo as de coloração vermelha, vinho e branca.

    Condições de cultivo: deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e recebendo irrigação regular. A retirada dos ponteiros, na fase inicial, estimula a ramificação. As devem ser substituídas a cada dois anos, pois após esse período começam a perder sua beleza inicial.

    Propagação: multiplica-se por sementes e mudas.

    Usos: jardineira, bordadura e maciços.

    Curiosidades: muitas vezes surge até como planta espontânea nos jardins. Possui alcalóides (vimblastina, vincristina, vindesina) como constituintes químicos. Apresenta como propriedades medicinais: anti-cancerígena, anti-hemorrágica e antidiabética. É indicada na homeopatia para problemas circulatórios e diabetes. Mas é uma planta considerada tóxica, podendo ser alucinógena.

    Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro

    Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

    ResponderExcluir

Obrigado por participar. Após análise seu comentário será publicado.